1.12.06

Barragem no rio Sabor

Fiquei a saber à dias que o presidente da Liga de Protecção da Natureza, Eugénio Sequeira, defende juntamente com outros ambientalistas, a distribuição de 3 lâmpadas fluorescentes compactas por cada lar, juntamente com outras acções como, instalação de sensores de presença nas empresas e substituição de motores na industria. Isto para que não fosse construída uma barragem hidroeléctrica no rio Sabor, e assim dessem cabo do "ultimo rio selvagem da Europa", conforme é designado.
Ora estive a fazer umas contitas por alto e deu para perceber que tendo o custo da barragem sido calculado em 300 milhões de euros, dava de facto para as lâmpadas, mas os sensores já tinham que ser chineses, os motores então nem quero falar, pois há empresas que têm milhares de euros em motores.
A coisa podia ficar por aqui, mas não, acho que também podemos considerar os postos de trabalho criados durante a construção e depois.

Hoje tomei conhecimento que as cheias que nos afectaram recentemente, não tiveram consequências mais graves, porque as barragens espanholas controlaram os débitos de água.
Afinal como é? Interessa ter barragens ou isto é para ir tudo por água abaixo!