7.1.07

A PESCA




Hoje nas noticias falaram das novas regras da pesca dita lúdica, na qual se inclui a pesca com cana (apeada) e a pesca subaquática (caça submarina) .
Na peça falavam que este ano começava-se a pagar para poder pescar, ora isto só é verdade para a pesca apeada porque para a pesca submarina sempre se teve de ter licença, paga anualmente.
No ano passado essa licença era de 5 € coisa que como se tratava de uma licença era perfeitamente normal, mas quem fosse pescar apeado não pagava nada, ora a coisa este ano complicou-se para todos porque as diferenças nos valores estão à vista.
Na caça submarina o aumento foi de 1600% na taxa nacional anual. Qual é a justificação para este aumento ?
Não dá para entender, pois estes devem ser dos poucos pescadores (apesar de outros também o fazerem) que na altura de apanhar o peixe fazem a selecção, deixando o peixe mais pequeno para que possa reproduzir-se, não quero com isto ilibar os que atiram a tudo.
A única justificação para este aumento só pode ser a tentativa de "sacar" para não usar outro termo mais próprio, cada vez mais dinheiro, pois trataram logo de aumentar as multas que passam agora para valores até 4000.00 €. Isto até podia ser aceite de melhor grado se houve-se uma contrapartida para beneficio de todos quantos utilizam o mar de forma ordeira, e nisto só pedia mais respeito por quem opta por utilizar o mar desta forma. Este dinheiro vai servir para quê? Será tirar por tirar, ou vão começar a ter mais atenção aos atentados que se fazem na nossa costa marítima que levam a que cada vez haja menos peixe e vida dentro de água.
Pessoalmente acho que é mais um oportunismo muito próprio de uma geração de políticos acomodados que acham que o "25 de Abril" não volta.
ACORDEM SUAS LESMAS (As lesmas que me perdoem).

3 Comments:

At 4:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é meu caro, parece que as cabeças pensantes arranjaram a solução para acabar com os problemas ecológicos resultantes da caça submarina, sim , porque agora com estas medidas o pescado da caça submarina que representava 0,01% do pescado nacional vai baixar para 0,001%.
As espécies em perigo vão deixar de estar.
Os ensinamentos que os mais velhos passavam aos mais novos, tais como deixar os exemplares mais pequenos crescer, apanhar só o que se come...... etc ......etc.
Pergunto eu.. a pesca em barco paga menos do que a caça submarina?
Porquê?
O barco não polui?
O pescador á linha escolhe o pescado?
Pela parte que me toca vou ser inteligente como os politicos e como?
Vou rentabilizar ao máximo os 80 euros que vou pagar, agora imaginem como.

 
At 3:37 da tarde, Blogger Pedro do Mar said...

Esta da obrigatoriedade de tirar licença para poder pescar com cana é digna de notícia para o dia 1 de Abril.
Ridícula. Só não é "anedótica" porque é verdadeira.

Compreende-se que deva haver uma licença para a pesca em água doce, já que os hábitos e crescimento desses peixes dependem muito de factores externos. Há alturas em que não se pode pescar, por exemplo, e o tamanho dos exemplares que se pode pescar é previamente estabelecido.
Mas no caso de água salgada, é completamente diferente. Não há qualquer outro argumento além da vontade de sacar mais dinheiro às pessoas.

Ainda por cima quando a quantidade de peixes apanhados por pescadores de cana é insignificante quando comparada com a apanhada com redes.

 
At 11:10 da tarde, Blogger kota said...

Pedro,
eu até concordo que a coisa obedeça a certas regras, mesmo para criar alguma consciência de que lidamos com um bem que não é só nosso, o que eu não concordo é com o pagamento de verbas tão elevadas penalizando quem gosta de ir para dentro de água pescar e praticar desporto ao mesmo tempo, com zero de poluição. Ora, no caso da pesca com embarcação, esta está a poluir, o que no meu ver deveria ser mais penalizado, pois acarreta outros problemas, como necessidade de auxilio em caso de avaria.
Cumpr.

 

Enviar um comentário

<< Início